quarta-feira, 13 de junho de 2012

Por que ficamos com soluço?


O soluço nada mais é do que a contração involuntária do diafragma – músculo que separa o tórax do abdome, localizado logo abaixo do pulmão. O diafragma é o músculo responsável pelo controle da respiração, e é acionado pelo nervo frênico, que auxilia os movimentos do músculo.
Na maioria das vezes, o soluço é causado por uma irritação no nervo frênico. Quando comemos muito ou ingerimos bebidas que estão muito quentes, muito geladas ou então com muito gás ( como os refrigerantes), o estômago tende a inchar e então pode provocar uma irritação no nervo frênico, que faz com que o diafragma se contraia. A contração normalmente ocorre várias vezes seguidas, separadas por pequenos intervalos de tempo que podem chegar a apenas um segundo e muitas vezes se prolongam por vários dias.
Desta maneira, ocorre a inspiração de ar, mas ao mesmo tempo a glote se fecha, ao contrário do normal onde a glote só se fecha para a passagem de alimentos ao esôfago (boca do estômago) e fica aberta para a respiração.

Recomendações Manobras caseiras: Como a maior parte dos ataques de soluço dura apenas alguns minutos, é grande o número de tratamentos caseiros indicados. 
Entre eles: Prenda a respiração; 
Engula uma porção de açúcar cristal (uma colher de chá), miolo de pão ou gelo moído; 
Curve-se e beba água do fundo de um copo; 
Chupe uma fatia de limão; 
Respire repetidamente num saco de papel; 
Faça gargarejos com água; 
Puxe sua língua para provocar reações de vômito; 
Coce o céu da boca com um cotonete de algodão; 
Usando uma colher de chá, suspenda a úvula [campainha da garganta}; 
Erga os joelhos até o peito e incline-se. 
É muito difícil avaliar a eficácia de medidas tão empíricas, mas como são inóquas, vale a pena tentá-las no início da crise. 

Importante:
Procure o médico se as crises de soluço durarem mais de 24 horas (principalmente se interferirem com o sono). Soluço crônico usualmente requer acompanhamento neurológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário